terça-feira, 4 de outubro de 2011

TORTA CREMOSA DE FUBÁ COM GOIABADA

Essa torta fiz pra receber uma amiga que eu adoro de paixão....Lu....amiga que passou do virtual pro real recentemente, e foi muito engraçada a forma que nos uniu e ficamos tão íntimas sendo uma amizade só virtual até então, mas que valeu cada risada, cada lágrima quando nos conhecemos e que tenho certeza de que é uma amizade pra vida toda. Confesso que ela serviu de cobaia, rrss, mas o resultado foi aprovado! Essa é uma receita que eu estava doida pra fazer, aprendi com o chef Lucas Corazza em um programa culinário.


TORTA CREMOSA DE FUBÁ COM GOIABADA

125 g de manteiga
100 g de açúcar refinado
300 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 ovo 

Coloque todos os ingredientes num processador e bata em velocidade alta até que esteja homogêneo e com textura de "farofa". Termine de juntar os ingredientes com as mãos, mas sove pouco. Enrole em filme plástico e guarde na geladeira por pelo menos 4 horas antes de usar. Pré-aqueça o forno á 180ºc. Com um rolo, abra a massa e corte um disco do tamanho da sua forma redonda e coloque no fundo da forma. Fure a massa com um garfo e coloque no freezer por 10 minutos, isso evitará que ela encolha quando assar. Pré-asse a massa até que ela fique esbranquiçada e levemente dourada nas laterais

Recheio de fubá:
½ tablete (100 g) de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de açúcar refinado
4 ovos
120 g de fubá
50 g de farinha de amêndoas ou de caju 

Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata com o globo até obter um creme. Junte os ovos, em temperatura ambiente, um a um até obter um creme esbranquiçado. Adicione o fubá e a farinha de amêndoas e misture até ficar homogêneo.

Montagem:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque 1/3  do creme de fubá sobre a massa pré-assada. Depois, com uma colher, coloque a goiabada, evitando que ela chegue nas pontas da forma. Cubra a goiabada com o restante do creme de fubá. Leve ao forno até que fique levemente dourada, mas ainda esteja cremosa no meio. Retire do forno e ponha para esfriar em um local fresco. Quando estiver fria, polvilhe açúcar refinado e depois queime com um maçarico, fazendo uma pequena crosta de caramelo.

Um comentário: