quinta-feira, 9 de agosto de 2012

EMPADÃO DA ROSÁRIO


Empada, empadinha, empadão.... humm... eu adoro!!! Principalmente se for de palmito ou camarão ou ainda os dois juntos!!! hehehehe. Já fiz várias receitas, mas até então tinha duas especiais... uma que aprendi com a saudosa avó da minha prima e outra que peguei num grupo de culinária, porém de uns meses pra cá ouve-se muito falar do "empadão da Rosário", personagem da Leandra Leal, na novela global Cheias de Charme... toda vez que o gatérrimo do Fabian; rsrsrsrs; falar desse empadão fico salivando... Muito já se falou, muito se publicou esta receita... resolvi testar... no inicio fiquei receosa pela quantidade de margarina que vai ... mas estava errada, ainda bem rsrs, a massa é simplesmente deliciosa, de dissolver na boca, então divido com vocês mais esta gordice! rsrs. Quem sabe dia desses o Ricardo Tozzi (Fabian) apareça aqui pra provar né??? rsrs... sonhaaarrrr, não custa nada, srrs.....

EMPADÃO DA ROSÁRIO

 Massa
 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo  
200g de manteiga
1 colher (café) de sal

2 gemas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva (eu esqueci de passar na massa, rsrs)

Recheio

500g de frango cozido e desossado
2 cebolas picadas 
6 tomates sem pele e sem caroço cortados em cubinho 
3 dentes de alho picadinhos 
½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço 
2 colheres (sopa) de salsinha picada 
1 copo de requeijão 
6 colheres (sopa) de azeite de oliva 
Sal a gosto 
Pimenta do reino a gosto

OBS: Usei a mesma quantidade de ingredientes acima alterando o principal (coloquei 250g de palmito e 250g de camarão)

Modo de preparo
Massa 

Coloque a farinha em um recipiente, abra um buraco no centro e adicione a manteiga em temperatura ambiente, adicione sal e misture até ficar homogênea. A massa tem que ficar bem uniforme, sem ficar quebradiça. Reserve. 

Recheio

Em uma panela com fogo médio, refogue o alho picado e a cebola no azeite de oliva até dourar. Em seguida, acrescente o frango desossado e cortado em pequenos pedaços e os tomates picados. Adicione sal e pimenta do reino, e depois, a salsinha e as azeitonas. Deixe cozinhar em fogo brando até criar um caldinho, então adicione o copo de requeijão. Misture até dissolver bem, desligue o fogo e deixe esfriar. Pegue um refratário de aproximadamente 30 cm de diâmetro, ou uma assadeira de alumínio, separe metade da massa para cobrir o fundo e as laterais. Então coloque o recheio frio sobre a massa e feche com o restante da massa. Misture as duas gemas com duas colheres (sopa) de azeite e, com um pincel, cubra toda a torta. Asse em forno preaquecido a 200° durante 30 minutos. Eu coloquei a 180º por quase 1 hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário