domingo, 15 de abril de 2012

MIL FOLHAS DO MARCO AURELIO

a minha moda

a moda do Marco

    E continuando com a ajuda dos amigos, a sobremesa vem de outra grande amiga, a Michelle, ou melhor, do marido dela! kkkkkkk, que fez este mil folhas numa versão que eu não conhecia mas que testei na Páscoa e recomendo também!

MIL FOLHAS DO MARCO AURELIO

 Ingredientes:
500g de massa folhada
6 gemas
100g de farinha de trigo (5 colheres de sopa)
250g de açúcar
1 fava de baunilha ou essência de baunilha
1 litro de leite
100g de açúcar de confeiteiro
1 vidro de geléia de groselha vermelha, eu usei geléia de morango
Papel manteiga

Modo de preparo:
Massa:
Estique a massa folhada, jogando um pouco de farinha por cima. Salpique a forma com a farinha de trigo. Coloque a massa na forma e faça furinhos com o garfo para que ela não cresça. Coloque a massa no forno a 180ºC por cerca de 25 a 30 minutos. Corte a massa em três pedaços do mesmo tamanho para fazer as camadas.

Creme de Confeiteiro:
Coloque o leite em uma panela com a fava de baunilha. Enquanto isso, em um recipiente, coloque o açúcar e as gemas e bata até ficar com uma cor homogênea. Misture também as 5 colheres de sopa de farinha de trigo e continue mexendo. Quando o leite ferver, vá juntando aos poucos ao creme batido (não coloque o leite todo de uma vez no creme, para que os ovos não cozinhem). Leve ao fogo, e não pare de mexer até que o creme fique encorpado. Tire a massa assada da forma e, nesta mesma forma, coloque o creme com um pouco de açúcar de confeiteiro por cima. Deixe resfriar e coloque na geladeira por 1 hora. Se usar a essência de baunilha, acrescente depois do creme pronto.

Depois de uma hora na geladeira, coloque o creme em um recipiente e bata novamente. Passe o creme em um dos pedaços da massa. Na segunda camada, passe a geleia e cubra com a terceira parte. Para o acabamento, passe o creme em volta da massa e coloque por cima pedacinhos de massa esfarelada. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.

PIQUE A LO MACHO

Oiiii pessoal, ando sumida, mas to viva! kkkkkkk, tem dias que o desanimo me pega aqui por conta da medicação, mas to levando de boa! Hoje venho com um prato que fiz ontem...simplesmente de arrebentar, divino, maravilhoso. Esse da foto é de minha grande amiga Kátia, que me passou a receita no sábado e ontem fiz...comi de joelhos. O nome é bem engraçado, não tem como não rir, mas Pique a lo Macho é provavelmente o mais importante prato da Bolívia. Uma interessante mistura de culturas indígenas, européias e asiáticas num prato consumido especialmente nos bares de Cochabamba e La Paz. Uma delícia apimentada com as cores da Bolívia. Façam que não vão se arrepender!



PIQUE A LO MACHO

1 kg de filé, coxão mole ou patinho; eu usei baby beef e adorei
1/2 kg de calabresa;
1/2 kg de bacon;
3 cebolas cortadas em rodelas;
1kg de batatas cortadas em palito e fritas;
1/2 kg de queijo mussarela cortados em cubinhos;
4 tomates sem semente;
1 vidro de azeitona pequena;
1 pimentão de cada: verde, amarelo e vermelho;
1 lata de pomarola;
azeite extra virgem;
alho, pimenta do reino e calabresa; cominho à gosto

Modo de Fazer:
Em uma panela, coloque o azeite e frite a carne até dourar, em outra panela, frite a calabresa e o bacon, depois de bem frito, misture a carne com a linguiça e o bacon. Já cortado, colocar a cebola, azeitona e o pimentão juntos até  murchar. Coloque a pomarola e deixe dar uma fervida. Em seguida, apague e fogo e coloque os cubinhos de queijo mussarela e de uma misturadinha de leve. Por último arruma-se em um refratário e jogue as batatas palito fritas por cima e bom apetite.