quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

FILÉ À WELLINGTON
















Olá pessoal, Feliz 2014 a todos meus leitores. Perdoem minha ausência, mas tive um final de 2013 terrível, com muitas perdas, doenças ... enfim ... passou, o ano acabou e agora é bola pra frente! rs
Hoje venho com esse filé que é simplesmente divino, de comer rezando, kkkkk, fiz no almoço de aniversário do meu sortudo (que casou comigo, hehehehe) e fui super elogiada, recomendo, fiz algumas alterações que comento no final da receita!

FILÉ À WELLINGTON

1,5 kg filé mignon limpo
50g manteiga
200g champignons
50g echalotes
150g cenouras
150g alho poró fatiado
50g aipo
150g de presunto parma
Farinha de trigo a gosto
Sal e pimenta a gosto
500g massa folhada
Salsinha a gosto
Ervilhas tortas a gosto

Limpe o filé e ajuste seu formato, aqueça uma frigideira com manteiga e sele bem o filé. Reserve. Corte em cubinhos os champignons, as echalotes, as cenouras, o alho poró e o aipo. Refogue-os na manteiga e termine de secar com farinha até formar uma massinha. Deixe esfriar.
Espalhe a massinha refogada sobre um papel filme. Coloque as fatias de presunto parma e o filé por cima e envolva-o. 
Estique a massa folhada e cubra o filé fechando-o bem para que não vase na hora de assar.
Decore com tiras de massa folhada. Coloque sobre uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos em fogo alto e depois 30 minutos em fogo baixo, se preferir mais assado, deixe um pouco mais.
Corte em rodelas, Sirva com um refogado de ervilhas tortas.

OBS: Essa receita foi tirada do programa Escola de Culinária, existem outras variações do recheio. Aqui em casa como os enjoados de plantão, rsrsrs, não gostam de ervilha torta, servi com salada de folhas verdes, e no refogado dos legumes, eu usei palmito e tomate no lugar das cenouras.