terça-feira, 20 de setembro de 2011

TORTA CREMOSA DE SALSICHA E TAÇA DE MORANGO


Esse fim de semana recebi tios, primos e filhos em casa, como estava com pouco tempo precisava fazer algo que agradesse a todos e principalmente a criançada. Daí vim pesquisar em meus arquivos e lembrei dessa receita da torta de salsicha. Rápida, fácil e deliciosa!! Já testei outra receita mas essa é muito muito boa! Pra sobremesa uni o casal maravilhoso que é morango e chocolate numa sobremesa bem fácil de preparar. Todos adoraram!!





TORTA CREMOSA DE SALSICHA

Para a massa, bata no liquidificador por 1 minuto:
 2 xíc. de leite
 3 ovos
 1/2 xíc. de óleo
 1 e 1/2 xíc. de farinha de trigo
 2 colheres de sopa (rasa) de fermento
50  gramas de mussarela ralada
50 gramas de parmesão ralado
 1 pitada de pimenta do reino
 1 colher de sobremesa de sal

Para o recheio, misture numa vasilha:
 1 pacote de salsichas fervidas rapidamente e picadas em rodelas
 2 tomates picados
1/2 cebola picada
 200 gr. mussarela ralada
 orégano a gosto
1 fio de azeite

Unte uma assadeira retangular média, coloque metade da massa, espalhe o recheio por cima e cubra com o restante da massa. Asse em fogo médio por 50 minutos. Opcional: polvilhe um pouco de parmesão ralado.


TAÇA DE MORANGO

1 pacote de bolachas trituradas (qualquer uma, sem recheio)
Morangos picados o quanto baste

Chantilly batido (2 caixinhas aproximadamente)


Calda de chocolate


01 colher de sopa de chocolate em pó
01 colher de chá de margarina
03 colheres de sopa de leite 
2 quadradinhos de chocolate em barra meio amargo
Leve ao fogo até formar uma calda. (eu tripliquei a receita)

Em taças ou num tação, coloque camadas com a seguinte ordem: bolacha, morango, chantilly, calda de chocolate. Repita as camadas se necessário. Decore a gosto. Sirva gelado.

Obs: Eu fiz uma única camada. As bolachas já testei com a tipo champanhe que fica muito levinha, mas a que ganha aqui em casa é a de cookies com gotas de chocolate. Fica deliciosamente deliciosa! Uma dica pra triturar é assim: eu compro daquela marca que faz panetone, abro, retiro o papelão que vem dentro, fecho a embalagem e dou umas marteladas, fica trituradinha! 

 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

QUEM QUER PIZZA??





Abrindo crédito hoje para minha grande amiga Nice Psissico!!! Uma pessoa linda, onde nossa amizade passou do virtual para o real. Ela é mãe de muitos filhos de quatro patas, aus, miaus e foram eles que nos uniu porque eu também tenho um filhote de quatro patas!! Nice é uma guerreira, uma pessoa incrível que eu sempre levarei em meu coração e sábado papeando via face ela me passou esta receita que divido com vocês! Ah! estou postando da maneira que ela me escreveu!

PIZZA DA NICE

A massa da pizza é baba : Dissolve o fermento biologico(30G) na água morna(quase 1 copo de 250ml) e ai mistura com 1/2 xic de oleo 3 colh de café de sal e uma colh de cafe de açucar.ai vai juntando a farinha até desgrudar dos dedos,deixa descansar uns 40 minutos,divide em 2, abre e coloca o recheio q quiser! depois forno por uns 20 minutos!

Pronto! 
 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SALGADINHOS FRITOS




Bom, hoje vou postar receitas de algo que sou enlouquecida desde criança: coxinhas!!! E junto com elas seguem receitas de risoles e uma massa básica pra qualquer salgadinho frito. Embore eu seja da opinião que massa pra coxinha é uma, risoles outra, croquete outra....mas...quando o assunto é facilitar e algo rápido eu uso a massa básica. Do contrário, quando se quer qualidade, diferença de sabores e um trabalho diferenciado, acredito que vale a pena fazer uma massa pra cada destino!

A massa de coxinha aprendi aos 10 anos de idade com a minha mamis, cozinheira de mão cheia, graças a ela, herdei o dom e o gosto! Já a receita de risoles vem do conceituado chef Álvaro Rodrigues, que dispensa comentários.

MASSA DE COXINHA

3 xícaras de caldo de galinha (aproveite o que foi cozido o peito)
3 colheres (sopa) de manteiga
3 gemas
3 xícaras de farinha de trigo
2 caldos de galinha
 uma pitada de pimenta do reino 

Leve numa panela pra ferver a água, manteiga, caldo de galinha e a pimenta. Quando ferver acrescente de uma vez a farinha, abaixe o fogo e mexa bem, até que solte do fundo da panela. Retire do fogo, acrescente as gemas e continue a mexer rapidamente para que as gemas não cozinhe. Num mármore ou em cima da pia (coloque um plástico filme e unte com óleo), despeje a massa, deixe esfriar um pouco e sove bem por uns 10 minutos. Deixe esfriar bem e use para fazer as coxinhas.

Sobre o recheio, fica a gosto. Eu normalmente cozinho na pressão o peito do frango, desfio bem e refogo com alho e cebola batidos, sal, uma pitada de sazon e uma colher (sobremesa) de molho de tomate. Pra fica úmido coloco umas 3 colheres (sopa) do caldo do cozimento. Daí é só fazer as coxinhas!!

MASSA DE RISOLES

750 ml de leite
250 ml de água
1 tablete de caldo de legumes
90 g de manteiga
1 pitada de sal

Leve tudo ao fogo pra ferver e acrescente 500g de farinha de trigo. Mexa bem até soltar do fundo da panela. Sove a massa como a de coxinhas e recheie a gosto.

MASSA BÁSICA PARA SALGADINHOS

1 litro de leite 
1 lata de creme de leite com soro 
1 cebola ralada 
100g de margarina 
1 tablete de caldo de galinha  
3 gemas 
50g de queijo ralado 
1/2 kg de farinha de trigo 
sal a gosto


Em uma panela grande coloque o leite, margarina e o caldo de galinha. Leve ao fogo e cozinhe até dissolver o caldo e derreter a margarina. Junte a cebola ralada, sal e as gemas, mexa e cozinhe por mais alguns minutos. Adicione o queijo ralado, creme de leite e a farinha aos poucos e mexa até desgrudar da panela. Coloque a massa em superfície untada com um pouco de óleo.Trabalhe-a com auxílio de uma espátula.
Para fazer risoles e croquetes, coxinhas e bolinhas de queijo.


    

 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

BOLO DOIS MOUSSES

Fiz este bolo no aniversário de meu pai este ano, ficou divino, embora seja um bolo um pouco mais trabalhoso vale a pena fazer. Uma dica é fazer na véspera os bolos e as mousses e no dia só confeitar.

BOLO DOIS MOUSSES
Para a massa, utilize 2 bolos (massa pão de ló) 1 branco e 1 de chocolate, cortados ao meio - total 4 discos.

Recheio nr 1:
---------------
300gr de creme de leite fresco para chantily
100gr de coco fresco ralado em flocos
1 colher (sopa) de açúcar refinado
Bata o chantily com o açúcar em ponto suave (mais mole que firme), junte o coco, misture e reserve; ele acaba de encorpar no ponto certo de recheio.

Recheio nr 2
---------------
1 embalagem de pó para mousse de chocolate (70gr)
100gr de creme de leite
200gr de chocolate meio amargo derretido
Derreta o chocolate junto com o creme de leite e deixe esfriar.
Prepare a mousse conf. as instruções do fabricante - normalmente pede 250ml de leite gelado + 1 colher açúcar e bater na batedeira.
Pegue chocolate derretido reservado (completamente frio) e junte à mousse, misturando delicadamente. Deixe firmar na geladeira antes de empregar.


Montagem
-------------
Sobre um prato, coloque um disco de massa branca, molhe à gosto (calda, refrigerante, leite, etc). Disponha o recheio assim: com a mousse de coco preencha SOMENTE o centro do bolo, ao redor dele coloque a mousse de chocolate. Em cima desse, coloque uma massa de chocolate, preencha SOMENTE o centro do bolo com a mousse de chocolate, e ao redor dele disponha a mousse de coco.
Faça isso até terminar os ingredientes, alternando massas e recheios, para conseguir esse efeito mesclado


Finalize com a mousse de chocolate, fazendo movimentos decorativos com uma colher.

*Como a massa cortada fica fina e o recheio bem cremoso, esse bolo torná-se leve, podendo ser servido como sobremesa.

**A cobertura (calda cremosa) nada mais é do que a mistura de chocolate com creme de leite, na proporção de 1 para 1. A finalização do bolo em sua receita original é essa, mas eu fiz meu acabamento com chantilly normal e de chocolate e decorei com chocoballs.